sábado, 25 de maio de 2013

Baraka


Que a paz esteja convosco.

Meus caros, gostaria de indicar o "documentário" Baraka. Baraka significa "benção", simplesmente.

O filme, dirigido por Ron Fricke, é extremamente didático em mostrar o quanto nossa vida, nossa organização, vem de certo modo corrompendo o mundo. Ao visualizarmos os ritmos da Natureza e de seus aspectos sagrados, podemos apreender o quanto o Homem vem construindo através de culturas tradicionais... bem como destruindo, através de uma falta de sentido. A própria Ciência é algo maravilhoso; entretanto, aplicada sem uma leitura caridosa da realidade, auxilia na degradação do Homem e do seu planeta.

A pluralidade de modos de viver também é retratada, mostrando que as diversas manifestações humanas contém maravilhas, horrores e esperanças. Talvez, viver e experimentar a Vida seja um dos principais relatos que Baraka nos traz. Passando por diferentes lugares do Mundo, por todos os seus continentes, não se limita relatar somente esse mundo, mas parte do mundus imaginalis, de seus aspectos exotéricos e do envolvimento humano com ele.

... tratando-se de um filme não-verbal, acho que escrevi demais. De todo modo, indico principalmente para aqueles que não conhecem o filme. Para os que conhecem, sugiro que vejam pelo menos uma vez por ano: como todo bom livro, vale a pena ser revisitado. Que a Paz esteja conosco.

Aviso: este filme contém algumas cenas muito fortes, principalmente nos momentos finais do filme.

Veja abaixo o vídeo completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)