domingo, 5 de maio de 2013

Dune e uma arma




Que a paz, as bençãos e misericórdia de Deus estejam conosco e convosco (bem como com Frank Herbert).


Recentemente, pude ter em mãos um exemplar do livro Dune, de Frank Herbert. Em inglês, possuía algo que não tinha na edição da Nova Fronteira que li quando adolescente: um apêndice intitulado The religion of Dune (disponível na íntegra em http://www.freebook4u.org/ScienceFiction/Dune/16677.html). Rapidamente, terminei a leitura desse apêndice enquanto aguardava a contação de histórias para crianças na Livraria Cultura...

Só gostaria de traduzir uma conclusão do Conselho de Tradutores Ecumênicos. Fora de contexto, a ideia é excelente... Tudo bem que, como o próprio texto demonstra, a religião e suas variações não deixaram de ser um problema por conta dessa conclusão, mas parece ser bem prolífica para posturas em nosso mundo:

Estamos aqui para remover uma arma primária das mãos das religiões em contenda. Essa arma - clamar a posse de uma e única revelação. (extraído de http://www.freebook4u.org/ScienceFiction/Dune/16677.html - tradução de Muhammad F.)

O que acham disso? Tenho essencial interesse em saber o que os ateus achariam dessa frase. Talvez ela proponha, de modo subliminar, uma reforma essencial aos diferentes pensamentos religiosos... Também não posso esconder um sorriso por ser muçulmano ao pensar nessa questão e na Viagem Noturna (relatada, de modo sintético e muito descritivo, em http://www.islamreligion.com/pt/articles/1511/viewall/) do Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bençãos de Deus estejam com ele).

Quanto à curiosidade em relação aos ateus, deixo claro que me dirijo aos ateus que utilizam a razão para refletirem sobre a Realidade, não aqueles que se apressam em condenar sistemas de pensamento estruturantes de civilizações em nome de uma pretensão de esclarecimento. Obrigado e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)