domingo, 26 de maio de 2013

Práticas Sufi: Muraqaba (I)


Muraqaba (do árabe مراقبة) é a palavra Sufi para meditação. Literalmente, é um termo árabe que significa "guardar / vigiar", "cuidar", ou "observar". A implicação é de que, com a meditação, alguém guarde ou cuide de seu coração espiritual (ou alma) e adquire conhecimento sobre ele, seu ambiente e seu criador.

Estágios de Muraqaba
Abaixo seguem as maqamat (مقامات, estágios) os quais os sufis amplamente categorizaram sua jornada à ascensão. Essa é uma categorização arbitrária e cada nível é geralmente dividido em vários sub-níveis. Durante o processo de iluminação, alguns estágios podem emergir ou sobrepor ao outro.

Ghanood (sonolência)
Este é o estágio inicial da meditação. Quando o indivíduo começa a meditar, entra em um estágio de sonolência, ou mesmo adormece. Com o passar do tempo, chega a um estágio entre o sono e o estado desperto; deste modo, ele lembra-se de ter visto algo, mas não especificamente o que.

Adraak
(إدراك, cognição) Com a prática contínua da meditação, a sonolência da meditação diminui. Quando a mente consciente não está suprimida pelo sono e está apta a focar, o sujeito pode receber o conhecimento espiritual de sua mente subconsciente. Neste estágio, torna-se incapaz de  ver ou ouvir qualquer coisa, mas é apto a ter percepções.

Warood
(ورود, começo, chegada) Quando a adraak (experiência) torna-se profunda, ela é exibida como visão. O estágio de warood começa quando a concentração mental sustenta-se e a sonolência é mínima. Assim que a mente é focada, o olho espirital é ativado. A mente consciente não está acostumada a enxergar através do olho espiritual, então a concentração oscila. Gradualmente, a mente acostuma-se a esse tipo de visão e o foco mental sustenta-se. Com a prática, as visões / experiências tornam-se tão profundas que a pessoa começa a considerar-se parte da experiência e não somente um observador...

(continua amanhã, Insh'Allah)

[extraído de http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Muraqaba&oldid=555642232 - tradução de Muhammad F.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)