terça-feira, 28 de maio de 2013

Práticas Sufi: Muraqaba (III)


Gnose de Allah



Fanaa

(فناء, extinção, aniquilação) Através de vários estágios (maqamat) e experiências subjetivas (ahwal), o processo de absorção desenvolve-se até a completa aniquilação do Si-mesmo [self] (fanaa), fazendo com que a pessoa torne-se al-insanul-kamil, o "homem perfeito". É a desintegração da concepção estreita de  alguém sobre seu auto-conceito, o si-mesmo social e o intelecto limitado (sentindo-se como uma gota de água consciente de ser parte do Oceano). Este estágio também é chamado de Fanaa fit tawheed ("extinção com a unidade"), e de Fanaa fil Haq ("extinção na realidade").



Sair illalah

(سيرٌ الى الله, jornada rumo a Deus) Aqui, o indivíduo começa sua jornada espiritual na direção da realidade última do universo, i. e. Deus. Também chamado de Safr-e-Urooji.



Fana fillah

(فناء في الله, extinção do si-mesmo em Deus) Uma das importantes fases da experiência mística pela qual o viajante atinge a graça de Deus no caminho místico é o estágio de fana fi Alah, "extinção de si-mesmo em Deus". Esse é o estágio onda a pessoa extingue-se na vontade de Deus. É importante ressaltar que não se trata de incarnação ou união. Muito Sufis, enquanto passam por essa experiência, tem preferido viver em profundíssimo estado de silêncio, o qual transcende todas as formas e sons, e desfrutam de sua união com o amado.



- O mais alto estado de fanaa é alcançado quando inclusive a consciência de ter atingido o fanaa desaparece. É isso o que os Sufis chamam "morte da morte" (fana al-fana). O místico está agora envolvido na contemplação e na divina essência. 


- Uma vez que se trata de um estado de completa aniquilação do Si-mesmo carnal, absorção e intoxicação em Deus, o peregrino torna-se incapaz de participar nos assuntos mundanos, sendo levado a passar por outro estado conhecido como Fana al-fana (esquecimento da aniquilação), como um tipo de esquecimento da inconsciência. Se dois negativos formam um positivo, o peregrino neste estágio reconquista sua individualidade da forma que ela era quando começou sua jornada. A única diferença é de que, no início, ele era auto-consciente, mas, após repousar no Ser Divino, ele adquire esse tipo de individualidade que é a consciência de Deus ou absorção em Deus. Este estado é chamado de Baqa-bi-Allah - viver ou subsistir em Deus.

Sair min Allah
(سير من الله, jornada a partir de Deus) Aqui, a pessoa retorna à existência. Este estado também é chamado de Safr-e-Nuzooli. Ninguém pode unir-se efetivamente aO Supremo Criador; acreditar nisso é shirk [associar seres a Allah].O que efetivamente ocorre é que a consciência dessa pessoa sobre Allah aumenta tanto que ele esquece dele mesmo, ficando totalmente perdido na Sua magnificência.

Baqaa billah
(بقاء بالل, vida eterna em união com o Deus Criador) Este é o estado no qual o humano retorna à sua existência e Deus indica-o para guiar os demais. Este é o estado no qual o indivíduo é parte do mundo, mas de modo desinteressado de sua posição ou recompensas possíveis dele. Esse doutrina é abordada em Sahih Bukhari , que relata que Deus disse [trata-se de um hadith qudsi]:

As coisas mais amáveis pelas quais Meu escravo aproxima-se de Mim é o que lhe prescrevi; e Meus escravos continuam aproximando-se de Mim através da performance do Nawafil (rezando ou realizando feitos juntamente e além dos obrigatórios), até que Eu o ame; então Eu me torno a audição pela qual ele ouve, a visão pela qual ele vê, e sua mão com a qual ele segura, e as pernas com as quais anda.
Existe outro verso no Alcorão que é utilizado para explicar este conceito:
Estamos mais próximo dele do que sua jugular. (50:16)
Quando os Sufis saem do estado de Fana fillah e entram em Baqa billah, muitos deles produzem trabalhos de glória insuperável, especialmente nos campos da filosofia, literatura e música. Estes trabalhos coroaram a cultura de todo o mundo islâmico e inspiraram gerações de Sufis e não-Sufis. Como o grande poeta persa sufi, Hafez de Shiraz, o qual é lembrado como "a língua do invisível", disse séculos atrás: "Aquele cujo coração está vivo com o amor, nunca morre." Allah diz sobre essas pessoas no Alcorão "Não é, acaso, certo que os diletos de Deus jamais serão presas do temor, nem se atribularão?" [10:62 - extraído de http://www.islamreligion.com/pt/articles/406/viewall/]

(continua amanhã, Insh'Allah)

[extraído de http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Muraqaba&oldid=555642232 - tradução de Muhammad F.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)