terça-feira, 2 de julho de 2013

Mística islâmica: atualidade e convergência com a espiritualidade cristã

O livro Mística islâmica: atualidade e convergência com a espiritualidade cristã de Mateus Soares de Azevedo é um excelente livro sobre o sufismo. Acho que essa é uma das primeiras coisas que se deve fazer com um livro antes de recomendá-lo. Agora, devo lhes dizer porque de sua excelência - o que não quer dizer que é despido de defeitos.

O autor vem, ao longo de suas obras, resgatando os valores das sabedorias tradicionais (veja seus livros em http://en.wikipedia.org/wiki/Mateus_Soares_de_Azevedo - alguns aos quais tive acesso), seja com conteúdo original (mais original pela leitura realizada do que pelos conteúdos mobilizados, enfim), seja com sua produção de traduções. Ambos os esforços resultam em uma bem-sucedida reflexão sobre o valor do pensamento religioso, sobre seus desdobramentos como promotores da dignidade humana, do convívio pacífico, da complementaridade dos diversos (não dos opostos!). Entretanto, tais aspectos são pouco (não quer dizer que não o sejam) vistos na presente obra.

Em Mística islâmica, ao contrário do que o título parece prometer, temos uma abordagem histórica dessa mística. Indicada em suas origines, em Ali Ibn Taleb e em Muhammad, o autor procede a um estudo histórico do desenvolvimento das ordens e de suas ideias, chegando, nas suas ultimas páginas, a indicar mesmo uma periodização de um "movimento". Como estudo introdutório e como consolidador de estudos realizados, o livro merece mais esse destaque. Se o seu nome fosse "História da mística islâmica", talvez tivéssemos uma indicação melhor do que se propõe o livro.

A confusão fica em seu subtítulo: atualidade e convergência com a espiritualidade cristã. Certamente o leitor mais atento terá essa perspectiva, reconhecendo conteúdos comuns às duas tradições (cristã e islâmica), mas tendo poucas indicações de quando tal convergência ocorre. Os textos bíblicos são pouquíssimo explorados; deste modo, operar a convergência é mais uma tarefa do leitor do que o autor!

Enfim, não se trata de um livro ruim; reafirmamos sua excelência. Entretanto, talvez por questões relativas ao capitalismo editorial, tal seja o modo com o qual o livro foi vendido. O Iniciação ao islã e ao sufismo, do mesmo autor, é um excelente complemento; A inteligência da fé oferece um melhor panorama do embasamento do autor; Men of a single book consegue mostrar muitos aspectos de outras tradições e dos equívocos da interpretação fundamentalista. Mística islâmica é um daqueles livros que, como todos os outros livros que existem, só fazem sentido quando lidos em conjunto com outras obras. De leitura muito recomendável, mas tendo em mente estes avisos, é um texto bem próximo a uma "história das religiões" descritiva, essencial para nós, Ocidentais, compreendermos o desenvolvimento do sufismo e suas tentativas de continuar existindo em um mudo secularizado, com um modernismo rudemente materialista e que não deixa espaço para o conhecimento cardíaco...

AZEVEDO, Mateus Soares de. Mística islâmica: atualidade e convergência com a espiritualidade cristã. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)