segunda-feira, 22 de julho de 2013

Que ledes vós no Livro?


Que ledes vós no Livro? Ledes os mandamentos para serem inscritos a ouro nas paredes e cúpulas dos templos? Ou para serem inscritos, como verdades vivas, no coração?

Ledes as doutrinas para serem ensinadas dos púlpitos e zelosamente defendidas com lógica, artifício ee linguagem e, se necessário for, com dinheiro e o gume das espadas? Ou ledes a vida, que não é uma doutrina para ser ensinada e defendida, mas um caminho a ser trilhado com a vontade de obter a Libertação, no templo ou fora dele, de noite ou de dia, nos lugares baixos tanto quanto nos altos? E enquanto não estiverdes nesse caminho e tiverdes certeza de seu fhm, como tereis a ousadia de convidar outros a trilhá-lo?

Ou ledes tabelas, mapas e listas de preços nos Livro, mostrando aos homens quanto de céu pode-se comprar em troca de tanto ou quanto desta terra?

Trapaceiros e agentes de Sodoma! Quereis vender o Céu aos homens e tomar em pagamento o quinhão que eles possuem da terra. Quereis fazer da terra uma gehenna e estimulai os homens a fugir, enquanto agarrai-vos a ela. Por que não os fazeis vender sua parte no Céu por uma parte na terra?

Se houvésseis lido bem vosso Livro, mostraríeis aos homens como fazer da terra um céu, pois aquele que tem um coração celeste, a terra é um céu, e para o homem que tem um coração terreno, o Céu é uma terra.

Tirai os véus que cobrem o Céu no coração dos homens, removendo as obstruções que há entre eles e seus irmãos na terra, entre o homem e todas as criaturas, entre o homem e Deus. Mas para isso, teríeis de possuir, vós mesmos, um coração celeste.

[Extraído de NAIMY, Mikhaïl. O livro de Mirdad. Lectorium Rosicrucianum: São Paulo, 1999. p.164-165.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)