sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ibn Sina e a Psicologia Islâmica


Ibn Sina (981-1037 da Era Comum) foi a maior influência sobra a história da psicologia islâmica, tomando as ideias gregas e adaptando-as para se encaixarem na doutrina islâmica. Ele iniciou com a ideia aristotélica de que os humanos possuem três tipos de alma, sendo a vegetativa, a animal e a psique racional. As duas primeiras atrelam o Homem á terra enquanto a psique racional conecta-o a Deus.

No mesmo sentido, a psicologia islâmica de Ibn Sina propunha que os cinco sentidos, compartilhados com os animais, eram vínculos terrenos. Ele acreditava que a habilidade para raciocinar concedia à humanidade uma conexão única com o divino. Ibn Sina procurou atribuir certas habilidades mentais a partes específicas do cérebro, porém a proibição islâmica de dissecar [carece de fontes] previniu-o de reunir evidências observáveis para embasar suas teorias.

Ibn Sina também propôs que os humanos possuíam sete sentidos internos que complementavam os outros sentidos. Na longa história da psicologia, essa foi uma das primeiras tentativas de compreensão da forma que mente e razão operam.


A psicologia islâmica de Ibn Sina

  • Senso comum: esse sentido congrega as informações reunidas pelos sentidos externos.
  • Imaginação retentiva: esse sentido recorda a informação reunida pelo senso comum.
  • Imaginação animal composta: esse sentido a todos os animais aprenderem o que evitar e o que procurar, de forma ativa, em seu meio natural.
  • Imaginação humana composta: esse sentido auxilia os humanos a aprenderem o que evitar ou procurar no mundo que os rodeia.
  • Poderes de estimativa: essa é a habilidade de realizar julgamentos inatos sobre o ambiente circuncidante e a determinar aquilo que é benéfico ou perigoso. Por exemplo, um medo instintual e inato de predadores cairia sobre esse sentido.
  • Memória: a memória é responsável por recordar todas as informações desenvolvidas pelos outros sentidos.
  • Processamento: essa é a habilidade para usar todas as informações e é o mais elevado dos sete sentidos internos.


[extraído de http://explorable.com/islamic-psychology - tradução de Muhammad F.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração! :-)